TIC

Computador visto à lupa

Quem é que hoje em dia não tem um computador? Cada vez mais se torna um instrumento indispensável, tanto a nível pessoal, como profissional; é um meio de comunicação muito prático e fácil de utilizar; quem ainda não marcou reuniões através de e-mails? Quem ainda não telefonou através da Internet, graças ao computador? Mas, afinal, o que é um computador? Pouca gente sabe como é constituido um computador, quais são as peças que o constituem. Vou então divulgar, segundo o meu ponto de vista, as peças mais importantes e usuais de um pc actual.

Processador

O processador de um computador é uma das partes vitais do mesmo, é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade do computador está directamente ligada à velocidade do processador. Os primeiros processadores eram constituídos por vários componentes separados uns dos outros, mais tarde passaram a ser incluídos todos juntos num chamado microprocessador.

Memória

A memória num computador pode ser dividida em dois grandes grupos individuais: existem as memórias RAM (random acess memory) e as memórias ROM (read-only memory). A memória RAM, em primeiro lugar, é constituída por células numeradas, contendo cada uma delas pequenas quantidades de informação. O tamanho e capacidade de cada célula ou mesmo o número de células variam de computador para computador. O conteúdo das células pode ser alterado a qualquer momento.

Disco Rígido

É utilizado para armazenamento permanente de informações, podendo ter várias capacidades para guardar dados. O disco rígido é um sistema lacrado que possui discos de metal circulares funcionando com electromagnetismo, para guardar dados na superfície do mesmo. Existem vários tipos de disco que variam na capacidade, como referido anteriormente, mas também a nível da ligação que delimita a sua velocidade. Os mais comuns são os discos com ligação IDE/ATA, seguindo-se outros tipos como os SATA, SCSI, SAS, entre outros. Graças a estes discos, podemos desligar os nossos computadores, evitando assim que os dados que lá se encontram guardados não sejam perdidos, nem os programas necessitem de ser instalados ou configurados novamente.

Motherboard

Há quem a chame de placa mãe, mas eu, pessoalmente, prefiro chamá-la de “cérebro” do computador, pois é nesta placa de circuitos impressos que se ligam todos os conectores e peças para que um computador funcione. Existem vários formatos de motherboards: as mais antigas AT (Advanced Technology) evoluíram para as ATX (Advanced Technology Extended), mais usadas actualmente, permitindo melhorias em relação às suas antecessoras. Possibilitam mais espaço para uma ventilação adequada no interior da máquina, fichas de ligação PS2 do rato e teclado, fichas de ligação USB, para cabo de rede (RJ-45), entre outros. Possui melhorias a nível do processador que fica mais bem “arrumado” no interior, facilitando assim os upgrades ou modificações que queiramos fazer no futuro à nossa máquina, tanto a nível de slots (AGP, PCI, PCI-Express) como nas memórias (SDRAM, DDR, DDR II, DDR III). Estas placas ainda possuem várias compatibilidades para discos de vários tipos, sendo eles IDE, SATA e SATA II.

Placas Gráficas

Uma placa gráfica é uma peça do computador que emite para o monitor os sinais que recebe do computador. Muito resumidamente, é este o papel da placa gráfica, nos computadores de gama baixa ou de custo reduzido. As placas gráficas são incorporadas na motherboard ou, como se diz mais tecnicamente, onboard. Devido a não terem memória dedicada, estas gráficas vão consumir uma parte da memória RAM da máquina, tornando assim o computador mais lento porque lhe “roubam” recursos. Existe outro tipo de gráficas que normalmente fazem parte de computadores mais completos e de gama mais elevada; essas gráficas possuem memória dedicada, ou seja, não precisam de ir buscar memória RAM ao computador a que estão associadas, tornando assim mais rápido todo o processo de gerar e processar imagens ou efeitos visuais. Actualmente, já é possível ligar duas gráficas em simultâneo, tornando assim possível uma potência mais elevada e um processamento mais veloz de imagens ou efeitos visuais. Esta técnica de juntar duas gráficas num só computador é muito utilizada por “gamers” ou jogadores que exigem muito a nível gráfico  para poderem jogar jogos com a máxima qualidade possível. Existem duas vertentes de ligação de gráficas em simultâneo: SLI e Cross-Fire. A tecnologia SLI está associada a gráficas da marca nVidia e o Cross-Fire a gráficas ATI. Esta é uma tecnologia cara, pois, para além dos gastos a dobrar a nível de aquisição de gráficas, é necessário uma motherboard específica que consiga suportar duas gráficas em simultâneo, já para não falar nos consumos extremamente elevados a nível de electricidade, pois é quase sempre necessário uma fonte de alimentação que suporte este tipo de funcionalidade.

Monitor

Existem dois tipos de monitores que são compatíveis com todos os computadores: os CRT e os LCD. Os monitores CRT (Cathodic Ray Tube) são os monitores mais antigos ou comums. Estes monitores possuem uma tela, a qual é repetidamente atingida por um feixe de electrões que reagem no material fosforescente que as reveste, formando assim as imagens. Tem como vantagens a sua longevidade de vida, baixo custo de produção; possui um grande leque de cores e contrastes. A nível de desvantagens, o seu tamanho é muito grande, consome muita potência eléctrica, a radiação que eles emitem pode ser nociva para os seus utilizadores quando exposto a longos períodos em frente dos mesmos. Os monitores LCD (Liquid Cristal Display) são monitores mais modernos: a sua tela é constituída por cristais polarizados para gerarem as cores. Têm como principais vantagens o consumo mais económico de energia eléctrica, dimensões reduzidas em comparação com os monitores CRT, não emitem radiações que podem ser nocivas. A nível de desvantagens, só me ocorre uma que é o seu custo de produção ser mais elevado em relação aos CRT.

Teclado e Rato

São ambos considerados periféricos de um computador, o teclado é usado basicamente para escrita de textos, é constituído por letras, números e símbolos. As teclas encontram-se ligadas a um chip dentro do teclado, que identifica a tecla premida e envia as informações para o computador. Existem vários tipos de ligação entre teclado e computador. Temos a ligação mais comum que é a PS2, ligações USB, Wireless, infravermelhos, Bluetooth. O rato ou mouse como é chamado, tem como função movimentar o cursor ou seta no ecrã. O rato tem como operações o movimento, clique, duplo clique, arrastar e largar. Existem vários tipos de modelos de ratos, uns com um, dois ou mais  botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho ou software que é utilizado. O rato possui como ligações PS2, que é a mais comum, Wireless, USB, Bluetooth, infravermelhos.

Leitores de CD ou DVD

Permitem fazer a leitura e gravação de dados ou informações na superfície do disco do CD ou do DVD. O CD tem uma capacidade de cerca de 700Mb de espaço, enquanto que o DVD possui cerca de 4.7Gb (cada Gygabite corresponde a cerca de 1024Mb) de capacidade de armazenamento de dados ou informações.

4 Comentários »

  1. quero aprender montar o pec

    Comentário por eoclidis | 4 Novembro, 2009 | Responder

    • Caro eoclidis, montar um pc nao tem mt k saber, é sempre a mesma coisa, tens é k juntar as peças todas e no final ligar os cabos, alias, a dificuldade esta por assim dizer na montagem e ligacao dos cabos a motherboard, de resto é simples, é so seguir as instrucoes ;)

      Comentário por ocramus | 4 Dezembro, 2009 | Responder

  2. porreiro

    Comentário por Carlos | 3 Dezembro, 2009 | Responder

  3. Many of people blog about this subject but you wrote down really true words!

    Comentário por Wahrsagen Online | 24 Fevereiro, 2010 | Responder


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: